terça-feira, 22 de setembro de 2009

Drogas.

O que são Drogas ?

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas,de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da maconha). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas comumente suscita a idéia de uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injeção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via retal (supositório).


Todas as drogas são iguais? Provocam o mesmo efeito ?

Não. Os efeitos das drogas vão depender da sua classificação:

depressoras (aquelas que deprimem áreas do sistema nervoso, provocando um relaxamento das suas atividades específicas) – provocam sensação de relaxamento, calma, sonolência, lentidão. Altera a percepção, o raciocínio e a memória.Ex bebidas alcoólicas, calmantes, codeína ( opiáceos ), barbitúricos e inalantes.

estimulantes ( as que estimulam áreas do sistema nervoso central provocando estimulação e aceleramento de suas atividades) – a pessoa fica mais alerta, atenta, com tendência a falar mais e mais rapidamente. Dizemos que fica mais ligadona.Ex anfetaminas, cocaína, cafeina e nicotina.

Perturbadoras (o funcionamento do Sistema Nervoso Central fica distorcido, alterado) - provocam a distorção das imagens, dos pensamentos e da percepção . As imagens ficam maiores ou muito pequenas, os pensamentos ficam como sonhos, perdem o nexo.Ex maconha, ácido lisérgico (LSD), ayahuasca, cogumelo, dartura e
exctasy.


Como elas agem ?

As drogas são substâncias que, uma vez introduzida em nosso organismo, causando alterações em nossas funções normais. De certa maneira, elas interferem no nosso equílibrio orgânico. Aquelas que agem sobre o sistema nervoso, alterando nossos processos mentais são chamadas psicotrópicas.

Nosso organismo, inicialmente, tenta eliminar a droga absorvida. Porém, se o indivíduo insiste em sua utilização, o corpo “acostuma-se” ao seu uso, numa reação chamada tolerância. Nessa etapa o corpo vai precisando de quantidades maiores de droga para produzir o mesmo efeito, é o que chamamos de adição.

Certas drogas agem sobre as células nervosas e de alguma maneira produzem um “curto-circuito”. Enquanto elas estão passando pelos neurônios, eles ficam muito ativos, transmitindo impulsos elétricos em diversas direções.

A pessoa tem, a princípio, uma sensação de alteração da realidade. Imagina que percebe as cores e os sons de maneira mais intensa. contudo, quando cessa o efeito da droga, ela perde, aos poucos, a noção da realidade. Seus neurônios sobrecarregados podem ser destruídos. O indivíduo começa a não ter percepção de tempo e de espaço. Estabelece-se um estado de confusão e o viciado reage de maneira descontrolada, descuidando de sua aparência, higiene, e até mesmo de suas amizades.


As drogas são boas ou ruins ?

Existem os 2 lados da drogas, as drogas(medicinais) que fazem o bem por exemplo: as para pessoas que tem AIDS, ou DIABETES necessitam de drogas para continuarem vivas.
E as drogas proibidas (maconha, crack, cocaina, )que são essas que só dão lucros para os traficantes e matam seus consumidores (pois de um jeito ou de outro quem consume as drogas proibidas sempre morrem cedo ,ou de overdose ou por dever ao traficante). Porém nos dois casos as drogas causam dependência e isso se torna uma coisa completamente ruim.

Porque as pessoas utilizam drogas ?

Além das pessoas que tem problemas médicos que justifiquem a utilização desses medicamentos e nesse caso necessitam da prescrição médica para obtê-los, há os que os utilizam sem necessidade médica. Nesse caso obtém o medicamento de forma clandestina, ou seja, sem a prescrição médica e são pessoas que acreditam não mais controlar seu nervosismo a não ser com ansiolíticos e/ou aquelas que não mais conseguem dormir a não ser fazendo uso desses medicamentos.Geralmente esse uso inadequado é mais comum entre as mulheres, porém ele também existe entre os homens. Há ainda usuários de drogas estimulantes como cocaína e anfetaminas, que fazem uso desses ansiolíticos para tentarem diminuir a excitação e euforia provocadas por esses estimulantes ou mesmo para tentarem dormir após muitas horas de uso dessas drogas estimulantes que tiram o sono.

Todo uso é igual ?

Não. (comprovado cientificamente)

umas são fumadas outras cheiradas outras tomadas em forma de chá outras injetadas outras são em cápsulas, comprimidos enfim varios tipos de drogas
e quanto aos efeitos também são diferentes
maconha relaxa, faz você ter alucinações faz você ficar muito pensativo,
cocaína faz você ficar acelerado, se você cheirar muito você corre o risco de ficar dias sem dormir!
crack é altamente vicioso pra quem nao tem controle adquiri o vício facilmente!
já o popular chá de cogumelo é alucinógeno se você beber terá algumas alucinações durante algumas horas
outras drogas também deixam você sem dor ou seja morfina é usada na guerra para os feridos não sentirem dor!
obs:o efeito não é igual em todas as pessoas pelo contrário cada uma tem de um efeito físico e colateral.

QUAIS OS PERIGOS DO USO DAS DROGAS ?

As consequências do uso de drogas reflecte-se a diversos níveis. As sensações agradáveis que o utilizador tem e que o levam a tornar-se dependente destas substâncias variam muito consoante o tipo de droga, mas podem ser um maior nível de energia ou actividade, calma e descontracção, associadas ao alheamento do mundo e das pessoas que o rodeiam, a desinibição e a extroversão, mas também a sonolência e a sensação de sonhar acordado.


Todavia o preço a pagar por estas sensações é muito alto. Em primeiro lugar essas sensações são falsas, pois as reacções e o comportamento das pessoas que estão sob o efeito das drogas não é o normal e quando ele passa, a realidade volta e o sentimento de frustração e de depressão subsiste.

A vontade de repetir estes efeitos provoca a dependência psicológica. Mas existe também uma dependência física, pois o corpo habitua-se ao consumo das substâncias e as reacções no organismo quando ela falta podem ser devastadoras. São esses dois tipos de dependência que tornam tão difícil a recuperação dos toxicodependentes, o que leva a uma importância redobrada da prevenção.

21 comentários:

  1. Vlw.tava prescisando pra fazer um trabalho.

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO TUDO QUE EU QUERIA PRO MEU TRABALHO ESTAVA AI VALEU

    ResponderExcluir
  3. Brigadoo Ajudo bastante com essas informaçoes.. Vllw

    ResponderExcluir
  4. Brigadãoo
    o quee pediaa o meu trabalhoo (peloo menos minhaa partee estavaa aii)
    Obg mesmoo

    ResponderExcluir
  5. gosteei mtto,oq eu queriia estavaa td aii
    vlw msm.

    ResponderExcluir
  6. ajudouuu muitoooo
    brigada *--*

    ResponderExcluir
  7. muito bom.tirei 10 no meu trabalho.VALEU!!!

    ResponderExcluir
  8. ajudou bastante vlw (y'

    ResponderExcluir
  9. muito obrigado pelas respostas
    me ajudou bastante no meu trabalho escolar
    tchau
    ass:alguelm que precisou de sua ajuda!

    ResponderExcluir
  10. adoreei a dica muito obrigada

    ResponderExcluir
  11. obrigaduu era tudo que eu precisava para o meu trabalho agradecido xauuuuu

    ResponderExcluir
  12. Nossa tdu que queria para meu trabalho estava ai
    Brigadão

    ResponderExcluir
  13. Hum muito obrigado aki eu pude achar tudo o q eu estva procurando para meu trb...

    Muitooooo obrigadoooo

    ResponderExcluir
  14. vlw mesmo o meu trabalho todo estava aki. obrigada -_-

    ResponderExcluir
  15. Obrigada gostei mto das respostas bjos Juhh'

    ResponderExcluir
  16. Vlw ajudou bastante *-*

    ResponderExcluir
  17. Ps:. Maconha nñ éer uma droga, e jamais será, éer uma erva comum e normal, nñ há nada de errado com ela; Se maconha éer proibido tds as outras ervas tbm deveriam ser como: erva doce éer uma erva igual a maconha então NÃO éer droga!!!! E ainda vamos conseguir legalizar... 4i20

    ResponderExcluir
  18. Querido anônimo que veio citar "4i20" nos comentários do meu blog, favor aprender escrever corretamente, se expressar de maneira clara e tênue. Indico umas aulas de gramática a você.
    E quanto ao seu comentário infeliz gostaria de ressaltar, imagino que você nem sequer tenha 18 anos, e imagino que você paga de maconheiro e não saiu das fraldas, por favor, aprenda leis, aprenda ter uma visão ampla do mundo, e antes de expôr sua opinião estude-a, para não correr o risco de fazer um comentário lamentável como esse.
    Aliás, seus pais sabem que você fica pela internet postando 4i20 nas redes sociais?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso ai mia ! mandou muito bem ! vc não deve ligar mesmo para esses comentarios que estão julgando o seu blog, pois, ele me ajudou e ajudou várias outras pessoas ! beijo linda e parabéns !
      beijuuuuu ! S2 amei seu blog !

      Excluir
  19. Thais, muito obrigada pelo carinho lindona ♥

    ResponderExcluir